Noção Básica: Firmware e ROM

- Explicação
Em eletrônica e computaçãofirmware é o conjunto de instruções operacionais programadas diretamente no hardware de um equipamento eletrônico. É armazenado permanentemente num circuito integrado de memória de hardware, como uma ROM, e memória flash, no momento da fabricação do componente. Muitos aparelhos simples possuem firmware, entre eles: controle-remoto, calculadora de mão, algumas partes do computador, como disco rígidotecladocartão de memória, muitos instrumentos científicos e robôs. Outros aparelhos mais complexos como celularescâmeras digitais, sintetizadores, entre outros, também possuem um firmware para a execução de suas tarefas.
 - No Android:
A Google disponibilizou o firmware original no Galaxy Y como software Livre. Porém, as operadoras o modificam, inserindo aplicativos e modificando ícones e funções. 
Há uma maneira de trocar a ROM do seu Galaxy Y, tornando-o original como se fosse de fábrica, e ainda sem apagar os dados do dispositivo, fazendo apenas uma Atualizacão de Software.
Nosso blog disponibilizou um tutorial (o mais completo da internet) sobre isso.
Para ver o tutorial, clique AQUI.

4 comentários

Unknown em 7 de julho de 2012 às 20:36

muito lugal sua aula para tirar os programas das operadoras em geral, funcionou perfeitamente, porem tenho outra questão agora, como mover ou instalar aplicativos no Galaxy no cartão de memoria SD pois o meu aparelho travou por falta de espaço, so com o facebook e msn instalado sei que tem como transferir para o cartão de memoria vc sabe fazer isso?

obrigado e parabens pelo blog

Saindo do Tédio em 7 de outubro de 2012 às 21:11

Brother, Obrigado!
Agora sim me sinto usando um SAMSUNG GALAXY Y!!
Rsrs... Vlw!

Unknown em 9 de novembro de 2012 às 08:06

oi meu celular é um sansung galaxy y ys610B
teria algum problema seu eu fiscesse esse procedimento nele?? obrigado

Unknown em 1 de março de 2013 às 16:59

tem como eu colocar o android para 2.3.7? no galaxy y S5360B?

 
▲ Topo